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Dizem-me exactamente estes algarismos tudo o que Jesus exprimiu de forma lapidar no curto diálogo ao iniciar a vigília de hoje: Transcendência e Imanência derivam uma da outra. Deus é Transcendente por ser Imenso e é Imenso por ser Transcendente! O 7 fala-me do Sétimo Dia, justamente o Dia em que Transcendência e Imanência puderam “descansar”, porque era completa a Harmonia do Ser, porque nada mais havia senão Deus, Aquele-Que-É Tudo em tudo! Não existia a mais pequenina partícula de contradição, não existia ainda o menor sinal de morte. Deus, por ser Criador de tudo, era transcendente a tudo e em tudo estava presente, de tal sorte que tudo regressaria ao nada se esta total Imanência cessasse por um milionésimo de segundo.
O Espírito de Deus tudo sustém e alimenta de Vida. Sem Deus nada É!
Mas pelo Pecado entrou a Morte no Universo, porque Deus deu aos anjos e aos homens a possibilidade de não-ser, a tal ponto os amou! E nasceu aqui o Sofrimento de Deus. O pecado, cada pecado é um golpe no Ser, é uma ferida em Deus. Por isso anteontem , em Dt. 10, 16: “Acabai então com a impureza do vosso coração e não endureçais mais a vossa cerviz”. Por isso ontem era o Espírito que dizia: “Sou todo pela paz, mas quando Eu falo eles estão sempre em guerra”. Por isso hoje me aparece Paulo dizendo que “judeus e gregos estão sujeitos ao pecado”, estes dois povos como símbolo de todas as raças e nações, já que S. Paulo apenas cita a seguir a Escritura realçando sempre afirmações universalizantes: “Todos se extraviaram, juntamente se perverteram; não há quem faça o bem, nem um sequer!”. Foca em seguida três consequências deste abandono de Deus: a mentira (“As suas línguas tratam enganosamente” – cfr. o Salmo de ontem!); a violência (“Os seus pés são ligeiros para derramar o sangue”); a destruição (“Ruína e desventura se encontram nos seus caminhos”)!
E para além de tudo isto, no fundo, bem no fundo do coração, o que se me realça é o incompreensível Amor de Deus. Vejam-se as lágrimas do meu Jesus hoje, ao “afastar”-Se de mim: se Ele me curasse de uma só vez, eu morria esmagado ao sentir o Seu Sofrimento!
Por isso também, associada a este tema, a referência à reconstrução do nosso corpo e à Ressurreição da Carne. Por isso também, neste contexto, a necessidade urgente de uma Fé inabalável!
Só porque é transcendente pode Deus amar assim: nós até nem Lhe fazemos falta nenhuma. Só porque é imanente pode Deus sofrer assim: não há amor maior do que aquele que sofre por quem ama.
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