No jardim da casa
Escrevendo ...
Breves dados biográficos

O meu nome é Salomão. De apelido Duarte Morgado.

Nasci no ano de 1940 em Portugal, na aldeia do Rossão, da freguesia de Gosende, do concelho de Castro Daire, do distrito de Viseu.

Doze anos depois, 1952, entrei no seminário menor franciscano: eu queria ser padre franciscano.

Doze anos depois, 1964, fiz votos perpétuos na Ordem dos Frades Menores de S. Francisco de Assis seguidos, ao fim desse ano lectivo, da ordenação sacerdotal: eu era o padre que tanto queria ser.

Doze anos depois, 1976, pedi ao Papa dispensa dos votos que era suposto serem perpétuos e do exercício do sacerdócio, que era suposto ser para sempre, casei e tornei-me pai de quatro filhas.

Doze anos depois, 1988, fiz uma tentativa extrema para salvar o meu casamento, saindo de casa. Mas o divórcio de facto consumou-se.

Doze anos depois, 2000, surgiu na minha vida o mais inesperado acontecimento, que começou a ser preparado, sem que eu disso tivesse consciência, no meio deste ciclo, 1994. Foi aqui que comecei a escrever a longa Mensagem que senti Deus pedir-me que escrevesse em Seu Nome e a que Ele próprio deu o título de Diálogos do Homem com o seu Deus no Tempo Novo. Os textos agora aqui publicados são excertos desta vasta Profecia preparando a sua divulgação integral, no tempo oportuno, que desconheço.


Moro há 30 anos em Leça do Balio, concelho de Matosinhos, distrito do Porto.


Não são estas palavras mais do que um testemunho daquilo que vi, ouvi, senti, toquei. Não estão por isso sujeitas a nenhuma polémica. Todos os comentários que se façam, ou pedidos que se queiram ver satisfeitos, sempre serão respondidos apenas com novos textos: de mim mesmo não tenho respostas.




Observações


Muitos e verdadeiros Profetas têm surgido nos nossos dias. Um deles é Vassula Ryden, cuja profecia, "A Verdadeira Vida em Deus", teve um decisivo relevo no meu chamamento a esta missão e revela uma estreita complementaridade com esta Mensagem que escrevo.

Os algarismos desempenham nesta Profecia um papel muito importante como Sinais. Foram adquirindo progressivamente significados diversos. Assim:

   0 – O Sopro da Vida. O Espírito Santo.

   1 – A Luz. A Unidade. O Pai.

   2 – A Testemunha.

   3 – O Deus Trino. A Diversidade.

   4 – O Mensageiro. O Profeta. O Anúncio. A Evangelização.

   5 – Jesus.

   6 – O Demónio.

   7 – O Sétimo Dia. A Paz. A Harmonia.

   8 – O Oitavo Dia – O Dia da Queda e da Redenção. O Homem caído e redimido. Maria de Nazaré.

   9 – A Plenitude de Deus. A Transcendência. A Perfeição. O Regresso de Jesus. O Nono Dia.

Alguns agrupamentos de algarismos adquiriram também um significado próprio. Os mais claramente definidos são estes:

   10 – Os Dez Mandamentos. A Lei. A Escritura.

   12 – O Povo de Deus. A Igreja.

   22 – As Duas Testemunhas de que fala o Apocalipse.

   25 – A Alma humana.

   27 – Salomão, o meu nome que, derivando do termo hebraico Shalom, significa o Pacífico, a Testemunha da Paz.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

184 — Não sei ensinar como o meu Mestre

12/4/95 — 9:56 — MV

“Sou uma pobre infeliz” — lamenta-se a Vassula, em 28/7/90. É esta precisamente a situação em que muitas vezes me encontro. Um pobre infeliz. Sem ninguém, sem forças, sem nada, sem saídas, sem caminho. Só uma completa indigência. Só uma inultrapassável impotência. E quando actuo, sempre o senso comum me aponta erros, erros em todos os campos, em todas as situações. Definitivamente, eu sou, onde quer que esteja, um enorme pedregulho de tropeço, uma autêntica pedra de escândalo. Nunca tive onde reclinar a cabeça descansado. Como frade, como padre, como marido, como pai. Fui um permanente desinstalado sempre. E parece que o meu trabalho tem sido sempre desinstalar os outros. Ainda assim, onde os estragos são menos notórios é no exercício da minha profissão de professor. Mas mesmo aí nunca estou quieto e tento introduzir factores de desvio da rotina, de desinstalação, quer nas aulas, quer em actividades circum-escolares. Até agora isso ainda não provocou nenhuma explosão, mas cheira-me já a pólvora e não me admira nada que um dia destes haja, também neste terreno, um rebentamento. E, se houver, nesta ponta final a culpa é toda do meu Mestre, que me retém horas seguidas a ensinar-me coisas, muitas coisas insuspeitadas e a ensinar-me como é que se ensina. Acontece apenas que aprender com Ele, ai lá isso tenho aprendido; mas ensinar como Ele, isso é que eu ainda não sei: estou dando só alguns primeiros passos. Estou ainda longe de entrar em estágio…

Um pobre infeliz. E quando, numa situação destas, caído, ferido, abandonado, me confronto com a missão que Jesus insistentemente me diz e confirma ser a minha na Sua Igreja, no Seu Mundo, que sensação posso eu ter senão a de um absurdo completo, a de uma total impossibilidade? Que admiração, pois, de que por instantes eu duvide, eu ponha tudo em causa? Sinto que Ele me tem perdoado sempre estes momentos, colocando a Sua Grande Mão sobre a minha cabeça, como quem diz que sossegue, que não está admirado, que me não leva a mal, que compreende inteiramente. Porque a Fé logo volta, às vezes frágil outras vezes muito forte, exaltante, como um enorme rochedo, como uma árvore secular.

Um pobre infeliz. E é sempre aqui que sinto também da forma mais nítida, a Omnipotência do meu Mestre e O sinto como verdadeiro Deus, consubstancial ao Pai, por Quem todas as coisas foram feitas! É sempre aqui que Lhe digo, com total consciência do que estou a dizer, com total sinceridade de coração: Se não fores Tu a fazer as coisas, todas as coisas, ninguém as fará! Eu não posso fazê-las por impotência; os que as tentam fazer por si mesmos sinto que estão construindo uma ruína. Como aquele destituído mental que, tendo-lhe a casa sempre caído a meio da construção, mesmo assim teima em recomeçar sempre de novo.

E aqui estou eu guardando todas estas coisas que não entendo, meditando-as no meu coração. A leitura desta madrugada por exemplo. E ouvindo Jesus através da Vassula dizer-me: “Tu és pobre, mas Eu posso tratar de ti. Basta-Me dizer-te: Cresce! Floresce!”.

Sem comentários:

Enviar um comentário